Voltar a sorrir sem receios é o desejo de quem perdeu um ou até mesmo todos os dentes. A cirurgia de implantes dentários traz uma solução fixa e pode devolver a sua segurança na hora de mastigar e falar.
Entretanto, a maioria das pessoas não entende sobre o assunto e, sem conhecimento, podem cair em armadilhas pela vontade de ter os dentes fixos novamente a qualquer custo. Então, é nesse momento que o sonho do implante dentário vira um pesadelo.
A seguir, vamos detalhar as principais técnicas de implantes dentários e mostrar tudo o que você precisa saber para tomar a melhor decisão na hora de fazer o seu tratamento. Confira!
Antes de decidir passar por uma cirurgia de implantes dentários, é fundamental conhecer os principais materiais e técnicas para a sua colocação. É comum o paciente se pautar pelo preço baixo dos implantes dentários e deixar de observar algumas variáveis muito mais importantes. Quando certos pontos não recebem a atenção ideal, podem ocorrer prejuízos financeiros e estéticos de difícil solução.
A odontologia é uma ciência de meio e não de fim. Isso significa que a mesma técnica e o mesmo material, mas em pacientes distintos podem gerar resultados completamente diferentes.
Isso sem contar que a experiência e o domínio de uma determinada técnica pelo cirurgião dentista especialista em implante talvez seja o principal aspecto a ser levado em consideração na hora de escolher qual será a abordagem cirúrgica utilizada no seu caso.
Utilizada principalmente para repor todos os dentes perdidos da arcada dentária inferior ou superior, quando corretamente indicada, a técnica All-on-four evita a realização de enxertos ósseos. Além disso, é uma ótima solução para pacientes desdentados totais que perderam todos dentes ainda muito novos. Pacientes que utilizam prótese total superior também podem se beneficiar e ter seus dentes fixos novamente sem o céu da boca em acrílico, como ocorre nas dentaduras da parte de cima.
A técnica all-on-four (tudo sobre quatro) também pode ter associação à técnica de cirurgia guiada com implantes dentários sem cortes e incisões na gengiva. Com isso, ambas permitem a instalação dos 4 parafusos em apenas alguns minutos e de forma minimamente invasiva.
Quando o osso do paciente apresenta boa densidade, é possível ir além e realizar a técnica All-on-four com implantes dentários guiados sem cortes e associar com a técnica de carga imediata. O resultado é incrível e o paciente volta a ter 12 dentes fixos aparafusados sobre 4 implantes instalados sem cortes na gengiva e em até 3 dias.
O travamento inicial dos implantes junto ao osso é determinante ao se optar pela técnica de carga imediata. A técnica pode ser otimizada com a ajuda de elementos como:
Estudos apontam que de cada 10 pacientes desdentados totais inferiores, 8 podem ser beneficiados por essa técnica que possibilita aparafusar a nova prótese total fixa em até 3 dias, ou seja, 72 horas.
Quando corretamente indicada, ela diminui consideravelmente o tempo de tratamento com implantes dentários e reduz a quantidade de consultas no dentista.
O implantodontista, dentista especialista em implantes, nunca deve dar a certeza de que conseguirá atingir a estabilidade primária necessária para carga imediata. Contudo, ele sempre pode tentar viabilizar esse procedimento, desde que respeite a correta indicação e os critérios fundamentais para o sucesso da técnica.
Já na técnica sem cortes, conhecida como cirurgia guiada de implantes dentários, o profissional devidamente habilitado e credenciado faz um planejamento virtual de como será a cirurgia de instalação dos implantes. Para tanto, conta com ajuda de softwares avançados de planejamento cirúrgico. Então, isso diminui erros e permite manter uma margem de segurança considerável de estruturas nobres, como nervos e grande vasos.
O planejamento virtual esclarece dúvidas como a quantidade de implantes para utilizar, a disponibilidade óssea e o posicionamento tridimensional ideal dos implantes que passarão por instalação.
A colocação dos implantes ocorre em apenas alguns minutos, com média de 10 a 15 minutos por implante. Além disso, o processo se dá com extrema precisão por meio de perfurações milimétricas na gengiva, o que dispensa o uso de bisturi para realização de cortes e incisões na gengiva.
O pós operatório é surpreendente, com menos sangramento, inchaço e dor durante e após a cirurgia. Na maioria dos casos, pontos e suturas são desnecessários e os pacientes retornam quase imediatamente as suas atividades profissionais.
De acordo com a avaliação de um implantodontista, as 3 técnicas podem ser unidas em um mesmo procedimento e gerarem uma experiência única para o paciente. Então, isso ajuda, principalmente, aqueles que têm medo da cirurgia de implantes ou que acham que o tratamento vai exigir muitos parafusos, enxertos, consultas e demorar muito tempo.
O objetivo ao unir essas 3 principais técnicas de implantes dentários é ter rapidez no tratamento, mas sem perder a qualidade e mantendo o máximo de segurança e previsibilidade cirúrgica possível.
Entre as pessoas que aderem aos implantes dentários sem tirar todas as suas dúvidas, há diversas reclamações. Inclusive, isso é especialmente comum quando a escolha é baseada apenas no preço do implante. Afinal, não é uma consideração sobre a técnica, o material, a experiência do dentista e estrutura clínica de apoio. Conforto e segurança devem sempre estar em primeiro lugar.
Implantes dentários instalados pela técnica tradicional exigem que cortes sejam feitos na gengiva para que o cirurgião dentista tenha acesso ao osso que receberá o parafuso. Então, quanto mais dentes estiverem faltando, maior será a extensão da incisão com bisturi na gengiva.
Quando comparada à técnica guiada sem cortes e incisões na gengiva, a alternativa tradicional é vista como uma cirurgia mais invasiva que pode gerar um pós-operatório com maior risco de hemorragias, inchaço e dor.
Outro ponto que gera muito desconforto aos pacientes que passam pela técnica tradicional é a questão da quantidade de pontos que passam por remoção posteriormente. Para completar, há a quantidade de dias em que os pacientes precisam ficar em repouso absoluto sem poder trabalhar.
Independente da escolha e do preço, todas as técnicas de implantes possuem indicações e devem passar por detalhamento no momento da primeira consulta com o dentista.
No que diz respeito à qualidade e à aparência da prótese fixa definitiva que será parafusada nos implantes instalados previamente no osso, as reclamações são inúmeras.
As mais comuns se relacionam ao aspecto artificial dos dentes utilizados na confecção das próteses. Além disso, há as constantes fraturas das estruturas, quebras dos dentes e a falta de um acabamento e de um desenho adequado da prótese que permitam a correta higienização.
Materiais de boa qualidade permitem que o sorriso tenha um aspecto natural com uma durabilidade de décadas, conforme comprovam estudos científicos longitudinais realizados. No entanto, é assustador o número de implantes dentários falsificados e sem registro no país.
Por isso, converse com o seu dentista sobre o material que fará parte do seu tratamento. Além disso, desconfie de preços de implantes dentários e próteses muito baratos e abaixo do mercado.
Quanto mais invasiva for a técnica escolhida, maior será a resposta cicatricial e o período necessário para recuperação. Quando tem a indicação correta, vale sempre considerar a cirurgia guiada com implantes dentários sem cortes e incisões extensas na gengiva. A técnica também tem indicação para pacientes idosos, diabéticos e hipertensos controlados.
Algumas grandes redes oferecem tratamentos odontológicos com implantes dentários por um preço menor e não colocam o paciente em primeiro lugar, tornando-o apenas um número. Porém, por conta do valor baixo, há uma grande procura e as necessidades de personalização do tratamento podem ficar em segundo plano.
Clínicas que focam no volume de pacientes também tendem a ter uma alta rotatividade de profissionais e colaboradores. Uma das principais reclamações dos pacientes diz respeito à constante troca de profissionais ao longo do tratamento. Afinal, isso dificulta criar uma conexão profissional-paciente. Por outro lado, isso é o oposto do que ocorre em clínicas de excelência e com um fluxo menor de atendimento.
No geral, é preciso ter muito cuidado, principalmente quando o assunto é implante dentário e prótese. Vale lembrar o caso da rede de implantes e franquias IMBRA (Implantes Odontológicos do Brasil) que contraiu uma dívida de mais de R$ 221 milhões e declarou falência. Com isso, milhares de pacientes tiveram seus tratamentos interrompidos e o sonho do implante dentário virou um pesadelo.
Ao procurar um profissional qualificado, com experiência em implantodontia e com atendimento personalizado, os riscos de insatisfação são menores. Outro ponto importante é tentar buscar o máximo de informações sobre o profissional, a clínica e a forma de atendimento.
O Dr. João Marcelo Arcoverde, de Natal-RN, é referência nacional em implantodontia e domina com maestria a técnica de cirurgia guiada sem cortes. Sua expertise lhe rendeu a honra de ser convida a criar um kit cirúrgico com registro na Anvisa e que permite que dentistas do país inteiro instalem os implantes dentários sem cortes e em apenas alguns minutos, com máxima segurança e precisão.
A cirurgia de implantes dentários traz a melhor solução para repor os dentes perdidos de forma fixa e duradoura. Entretanto, é fundamental contar com um profissional com qualificação e que possa oferecer segurança e tranquilidade durante todas as etapas do tratamento.