Implante dentário com perda óssea: é possível?

Implante dentário com perda óssea: é possível?

Implante dentário com perda óssea: é possível?

A perda óssea é um problema que pode afetar pessoas em diferentes graus e por motivos variados. Na hora de cuidar do sorriso, entretanto, é comum surgir a dúvida: será que é possível fazer implante dentário com perda óssea?

A resposta para essa questão envolve conhecer o funcionamento dos implantes e quais são as soluções disponíveis para diferentes condições. Assim, você poderá concluir se esse tratamento é viável para o seu caso.

Continue a leitura e veja se há como fazer implante dentário mesmo com perda óssea!

implante dentário com perda óssea natal

Quais são os desafios trazidos pela perda óssea?

A perda óssea na região da mandíbula ou maxila pode ocorrer devido a diversas razões. A perda de um dente que não é reposto, seja por extração ou não, pode levar à degradação do osso, afetando a qualidade da estrutura.

Outros motivos incluem a ocorrência de doença periodontal não tratada ou mesmo o envelhecimento natural do osso. De qualquer maneira, o quadro traz desafios, inclusive para a realização de implantes.

O motivo é que, no geral, os implantes exigem integridade óssea para que possam se ancorar e ficar firmemente posicionados na área. Com a perda óssea, esse processo é prejudicado.

implante dentário com perda óssea natal rn

Quais são as técnicas avançadas que podem ajudar?

A boa notícia é que avanços na odontologia e na cirurgia oral tornaram possível realizar implante dentário mesmo em pacientes com perda óssea significativa.

Uma das técnicas é o enxerto ósseo. Com ele, é possível aumentar a quantidade e a qualidade do osso disponível para implantes. Esse é um procedimento no qual um material ósseo sintético ou natural é enxertado na área afetada para estimular o crescimento ósseo.

Essa técnica pode ser particularmente eficaz para pacientes com perda óssea moderada a severa, pois ajuda a criar uma base sólida para a colocação do implante dentário.

Outra opção é o levantamento do seio maxilar. O procedimento é comum para pacientes que precisam de implantes na região posterior superior da boca, onde o osso muitas vezes é escasso devido à proximidade dos seios maxilares.

Durante essa cirurgia, o seio maxilar é elevado e um enxerto ósseo é colocado abaixo dele, criando espaço suficiente para o implante.

implante dentário com perda óssea id implantes

Por que fazer implantes apesar da perda óssea?

Realizar implante dentário, mesmo com perda óssea, oferece uma série de benefícios. O primeiro deles é que os implantes são uma opção mais duradoura e estável em comparação com as dentaduras.

Eles também proporcionam uma sensação mais natural e a capacidade de mastigar e falar com conforto. Ainda, os implantes eliminam as preocupações comuns associadas às dentaduras, como adesivos e instabilidade.

Além disso, os implantes dentários ajudam a preservar o osso remanescente, evitando uma maior perda óssea e mantendo a estrutura facial. 

Nesse caso, a cirurgia guiada sem cortes é especialmente benéfica. Ela tende a causar menos traumas e lesões, oferecendo uma cicatrização mais rápida e segura.

Ao mesmo tempo, é essencial ter ajuda de um profissional qualificado e experiente. Em Natal-RN, você conta com a ajuda do Dr. João Marcelo Arcoverde, da ID Implantes.

Com mais de 2000 cirurgias realizadas com sucesso, ele está preparado para avaliar o seu caso e indicar como você pode ter de volta seu sorriso.

Como você acompanhou, é possível realizar implante dentário com perda óssea, em especial graças às técnicas avançadas para corrigir o problema. Ao consultar um profissional experiente, você poderá definir qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Quer ter a chance de voltar a sorrir com confiança e saúde? Agende sua consulta na ID Implantes com o Dr. João Marcelo Arcoverde!

.
× Marque sua Consulta